Estrutura Interna do micro-Processador 8085
Esta ligação contém a estrutura interna de um 8085. O 8085 é um uP usado para fins didácticos. Indicado para iniciantes visto que os modernos CPU's obedecem a pilares básicos encontrados na simplicidade da arquitectura do 8085. Neste 'mapa' de endereçamento e armazenamento de bit's é introduzido o conceito de registo. O manejo e controle bit a bit desses registos é o propósito da linguagem Assembly.
;
A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples. - Oscar Niemeyer.
IDE - Integrated Development Environment
Tal como o nome indica é uma programa (aplicação, (sofware) que permite desenvolver outros programas (aplicações) e integram no seu ambiente de trabalho edição de texto, com opções dedicadas à escrita de programas, compilador do código e muitas vezes ferramentas de correcção (debuger).
Lista de IDE's para assembly:
FASM - Flat Assembler. Bom potêncial, de uso simples. Fácil instalação (o IDE inclui Linker). Recomendo.
MASM - Microsoft Assembler (só DOS e Windows). Com grande potêncial, para quem gosta de SDK's.
NASM - Netwide Assembler. Menos recomendado.
MPLAB IDE - Assembler para PIC's da Microchip (requer programador de PIC's)
;I'm a great believer that any tool that enhances communication has profound effects in terms of how people can learn from each other, and how they can achieve the kind of freedoms that they're interested in. - Bill Gates
Neste Blog partilho a minha experiência e conhecimento em Assembly - a linguagem mãe de todas as outras.
Sendo uma linguagem Homem-Máquina, i.e., uma linguagem em que o programador escreve menmónicas que são traduzidas pelo IDE em código hexadecimal que, por sua vez, é traduzido em código binário pelo Compilador (Assembler), a fim de enviar os dados para o CPU sob a forma bit's (0's e 1's).
Só através do domínio desta linguagem é que podemos ter absoluto controle sobre a máquina, como tal para programar em Assembly é preciso, antes de mais, conhecer a arquitectura do processador.
Em seguida temos que saber o conjunto de instruções (palavras) entendidas e usadas pelo processador.
;Sem uma língua comum não se podem concluir os negócios. - Confúcio